Adeus ao Parque Pedro da Silva

Era uma vez um senhor Pedro da Silva “dit le Portugais” veio ao Canadá para se instalar e ter uma nova vida. Ele foi o famoso carteiro que viajou através do Canadá para levar o correio. Ele foi lindamente dignificado e as comunidades espalhadas no Canadá fizeram grandes homenagens, estátuas, bairros, nome de rua, ou um lindo parque em Laval.
Eu me lembro deste evento como era ontem, estive com o “Maire” de Laval, o sempre bem simpático Gilles Vaillancourt que inaugurou o parque. Foi um grande evento para a Missão de Nossa Senhora de Fátima em Laval em 2007 e para o padre José V. Arruda. Uma das maiores prendas que a Cidade de Laval e a Comissão Escolar de Laval tinham prestado à comunidade “O que foi dito pelo padre José Vieira Arruda no seu discurso foi feito, para alegria da comunidade portuguesa de Laval.

Já disse muitas vezes o que é escrito fica, o que é assinado é para a vida. Desde a inauguração no sábado, dia 19 de agosto de 2007 até agora todas as pessoas envolvidas já foram embora. O “Maire” Gille Vaillancourt não está mais no poder, o padre José Vieira Arruda não sei onde ele está, disseram-me que ele estava numa igreja no Brasil. As pessoas que estão na direção da Missão de Nossa Senhora de Fátima não estão todos lá e o famoso papel e assinaturas comprovando o entendimento relativo à existência do Parque por 50 anos está em paradeiro desconhecido.

Foi feita há uma ano uma “PETIÇÃO” com 1250 assinaturas. Será que foi apresentado, não sei. Falei com várias pessoas que estão envolvidas na igreja e todos disseram não fazer nada e esperar. Acho que foi um grande erro. A Voz de Portugal devia ter feita a investigação e apanhar tudo e informar a comunidade do que estava a acontecer. Como eu sempre disse, “sozinho não podemos fazer muitas coisas mas todos juntos podemos fazer mexer todos os pilares dos governos”, é só mexer um pouquinho e ir lá.

Agora já é tarde, o correto foi destruído e agora esta obra que foi feito pela comunidade portuguesa de Laval já não existe. Será que um dia esta Comissão Escolar pode decidir que precisa do estacionamento da Igreja ou mesmo o terreno da igreja? Será que temos toda esta papelada ou estamos em risco de perder a Missão de Nossa Senhora de Fátima?

A Voz de Portugal vai começar a investigar o que aconteceu e vamos informar-vos pouco a pouco o que aconteceu…

Texto e fotos: Sylvio Martins