F1: Romain Grosjean, Hass, num Espantoso Acidente e Hamilton Vence o GP do Bahrain

E cá estamos nós a comentar uma das duas corridas que são disputadas neste circuito de Sakhir para a apresentação do Grande Prémio Gulf Air do Bahrein, Características deste circuito desenhado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke, o qual data de 2004 quando da sua primeira apresentação é situado na capital Manama e é uma das poucas corridas disputada sob as luzes dos holofotes.
Tem como factor vital a deterioração dos pneus tal a rapidez como se degradam ao controlarem as 15 curvas abrasivas que circundam este largo e bonito circuito de 5,412 Km.
Uma coisa é certa a maior parte das equipas não querem saber nada dos pneus de goma mole para a corrida utilizando-os sim, para a melhor posição na linha de partida.
Mais uma vez aquele que esta época tem sido vítima de tantos e tantos azares estes consequentes de problemas técnicos Carlos Sainz, McLaren ,mais uma vez e desta feita quando rodava no Q2 vê as rodas traseiras do seu McLaren se bloquearem originando não somente o final das classificativas para o piloto espanhol e futuro da Ferrari como a saída da bandeira vermelha esta que neutraliza a secção. Domingo, depois da chuvinha que caiu a umidade fez-se sentir no circuito e as verdes tomam o lugar das vermelhas e logo a partida, na terceira curva, depois de ter recebido um toque de Danill Kvyat, Alpha Tauri, Romain Grosjean, Hass conhece um espantoso e grave acidente a 221 km/h que partiu o seu monolugar em dois, explodindo e incendiando em seguida. No momento em que vos escrevo esta linhas Grosjean vem de partir em helicóptero para o Hospital de Manama e foi-nos comunicado que tem umas queimaduras nas mãos e nos tornozelos ,suspeitando-se de duas costelas fraturadas… MILAGRE, que o piloto francês ainda esteja vivo… há muitos anos que cobrimos a FÓRMULA 1 e acidente como este ainda não tínhamos visto…
Impressionante até nos arrepiamos pode crer caro leitor. O facto que Romain se encontre ainda vivo hoje deve-se ao espetacular trabalho de prevenção e segurança na F1. Neste aspecto muito se deve ao árduo trabalho do Sr. Max Mosley, quando ainda presidente da FIA e hoje a rápida intervenção da equipa médica Ian Roberts e Alain van der Merwe, os quais foram muito mas muito celebrados pelo mundo da Fórmula 1 pelo rapidíssimo atendimento e socorro a Romain Grosjean no momento do acidente e em entrevista a F 1 Tv disseram. (vimos uma bola de fogo e quando estávamos cerca, vimos somente meio carro e a grande questão era onde está a outra metade do carro?
E foi efectivamente quando reparamos que Grosjean estava a ser engolido pelo fogo). Do seu quarto no Hospital de Manama Grosjean falou e disse “tudo está a correr pelo melhor, nada tenho de fraturado, estou muito agradecido a todos que vieram em meu socorro e… eu que anos atrás não era nada favorável ao HARO de proteção, ainda como representante dos pilotos, hoje mesmo posso dizer que foi uma das melhores coisas que pôde aparecer na Fórmula 1 e… sem ELE, hoje não teria sido capaz de poder falar neste momento”, disse o miraculoso Romain Grosjean. Quanto ao seu chefe Gunther Steiner afirmou a Sky Sports F1 “acabei de falar com ele e está bem de espírito, tem as mãos ligadas das queimaduras, vai passar a noite no Hospital”, e prosseguindo Steiner, acredita que Grosjean vai tentar correr o próximo Grande Prémio… veremos! Mas não! Grosjean vai sair do Hospital de Manama somente na terça feira e será substituído pelo brasileiro Pietro Fittipaldi (neto de Emerson Fittipaldi) que fará assim a sua estreia na Fórmula 1.
Ross Brawn, falou e disse que iriam analisar profundamente o acidente.
De momento pensa-se que poderia ter sido uma peça do chassi a ter perfurado o tanque de combustível.
Uma hora e pouco depois, recomeço da corrida e novo incrível acidente, desta feita, foi a vez do canadiano Lance Stroll, Racing Point que depois de um encosto de Kvyat, Alpha Tauri, faz uma volta nos ares e fica com a cabeça virada para a pista, em princípio sem danos corporais.
“estou verdadeiramente feliz por Grosjean que esteja bem! Foi assustador, estou a pensar nele e pensei antes de retomar o meu carro… para mim o meu acidente foi apenas um susto, estou bem e Kvyat recebeu uma punição de 10 seg”, disse o canadiano Lance Stroll.
Recomeço da corrida será desta vez o BOM? Parece-nos que sim e 17 voltas rodadas, Hamilton comanda seguido de Max Verstappen e Sergio Perez, enquanto no meio do pelotão uma luta impressionante se activa entre Leclerc, Ferrari e Carlos Sainz Mclaren para o melhor do 6 lugar na corrida. 20 volta Hamilton vai aos pits e Max Verstappen e o novo líder, mas apenas por uma volta…
Hamilton volta aos comandos.
Um verdadeiro fim de semana para esquecer para o CHECO o qual esperamos um comunicado de imprensa para sabermos o futuro do brilhnate piloto mexicano… Próximo encontro a 6 de dezembro no mesmo Circuito de Sakhir .

RESULTADOS FINAIS
1-Lewis Hamilton- Mercedes
2-Max Verstappen- Red Bull
3-Alex Albon- Red Bull
4-Lando Norris -McLaren
5-Carlos Sainz-McLaren
6-Pierre Gasly -Alpha Tauri
7-Daniel Ricciardo -Renault
8-Valtteri Bottas – Mercedes
9-Esteban Ocon -Renault
10-Charles Leclerc -Ferrari