Fumo Branco na Missão Nossa Senhora de Fátima de Laval

Esta tão conhecida maneira usada no Vaticano, para anunciar a escolha de um novo Papa, podia bem ter sido utilizada em Laval no dia 11 de Maio de 2019, não somente porque o tempo invernoso ainda incitava a guardar a lareira acesa, mas também porque os católicos de língua portuguesa desta região tinham uma boa noticia para anunciar.

Com efeito, não foi precisamente um papa que recebemos, como é no caso de Roma, mas antes um “padre”. Depois de uma longuíssima temporada de espera, eis que finalmente um pastor espiritual permanente, nos foi enviado mesmo na véspera da Festa da Padroeira desta Missão .
Seu nome: Aldo Xavier, natural desse imenso e belo país irmão que é o Brasil. Padre diocesano, experiente, simpático, simples e caloroso, como não podia deixar de ser, não fosse a sua pátria natal um país quente e acolhedor. A comunidade cristã católica de língua portuguesa de Laval tem agora todos os ingredientes necessários para a continuação do projeto Divino.

O Pastor nos apareceu e convenceu, que deseja embarcar nesta viagem com coragem (e, ela será posta à prova inevitavelmente), boa disposição, vontade, fé e sobretudo a esperança que estas mesmas qualidades e atitudes suas, sejam recíprocas da parte do seu rebanho designado.
Com efeito cabe agora a todos nós membros desta comunidade fazer tudo o que for possível para que o padre Xavier consiga realizar com sucesso o plano que ele certamente já começou a preparar, desde o dia em que voluntariamente decidiu vir servir as necessidades espirituais e religiosas da nossa Missão.

O Rei morreu… Viva o Rei, velho ditado que nos ensina que o passado vale o que valeu. É sobre o futuro, que nos devemos concentrar e empregar todas as nossas energias. Estejamos portanto atentos e dispostos a preservar o que de bem se tem feito, mas também e sobretudo abertos para abraçar novos desafios e novas ideias.
Seja pela escassez de padres ou pelas exigências particulares ou coletivas, todos sabemos hoje quão difícil e complicado é encontrar um padre que nos compreenda e que nós possamos também compreender, ele está aqui finalmente, saibamos estimá-lo para que não tenhamos que recomeçar o processo.

Em nome do Conselho Económico, Litúrgico e Pastoral, assim como o de toda a comunidade em geral, queremos expressar a nossa gratidão, alegria e felicidade, por ter ele escolhido a nossa Missão e assegurá-lo do nosso apoio, colaboração e empreendimento total.

Bem-vindo, bem-haja e longa estadia em nossa companhia. Por fim os nossos agradecimentos sinceros a todos os padres sacerdotes: António Araújo, Diego Arfuch, Luciano R. Camargo, Clécio N. Bairros, Pierre Bougie, Martin Laliberté, Jean-Marie B.Kabesa, Georges-Marie Angoran, que, domingo após domingo e também em ocasiões especiais, vieram à nossa Missão celebrar todos os rituais litúrgicos que lhes foram pedidos e à infatigável Sra. Manuela Del Biondo que, pela sua dedicação e empenho, fez com que, mesmo sem padre, nunca nos faltassem padres durante esta longa travessia do deserto.

TEXTO: TONY SARAGOÇA