Top
Agenda comunitaria Artistas comunitarios livro comercial
bar
1a pagina
versao pdf do jornal
revista de imprensa
aqui canadá
comunidade
foto reportagens
Technologia
Lingua de preferência
Comentários
Informações
Publicidade
Contactos
loto



00

Uma Noite de Fado Estrelado!
Sylvio Martins

SAO Fado é, hoje em dia, um símbolo mundialmente reconhecido de Portugal, desde há muitos anos representado no estrangeiro por Amália, e mais recentemente por Dulce Pontes, entre outros. Pelo mundo fora, ao nome do nosso país, associam-se de imediato duas coisas: as toiradas e o Fado. Adquirindo diversas formas consoante seja cantado no Porto, em Coimbra ou em Lisboa, o Fado é, por direito próprio, a expressão da alma portuguesa. Nota-se que a todos anos temos sempre a honra de ter várias noites de fado durante este período na nossa comunidade e que há alguns lugares mais próprios para este género de evento como no Restaurante Estrela do Oceano situado, no 101 rua Rachel este, onde tem uma sala perfeita para estes eventos, o ambiente bem tradicional a dar uma força enorme às pessoas que queiram sentir Fado como se eles estivessem em Portugal.

Esta alma portuguesa foi bem representada sábado passado no restaurante Estrela do Oceano com dois fadistas da nossa comunidade, Jordelina Benfeito e Luís Duarte, acompanhados pelo António Moniz, à guitarra, e Libério Lopes à viola.

00

00Luís Duarte foi igual ao seu talento com 2 fado que realmente me impressionaram pelo seu toque nestes fados muito difíceis, A Igreja de Santo Estavão tal como Amaré água que corre. Tivemos também a honra de ver mais o fadista Luís Duarte que o guitarrista. Também ele elogiou várias vezes António Moniz e Libério Lopes como um excelente duo e mesmo pediu a eles o que devia cantar. Achando isto um grande respeito do fadista para os seus músicos. Também podemos notar que já fazem mais de 33 anos que eles tocam juntos e dou-lhes os parabéns a dois grandes artistas musicais.

Jordelina Benfeito pertence ao grupo dos artistas portugueses mais populares e reconhecidos na nossa comunidade. Canta todos géneros de fado, bem como música clássica. Aproximando-se dos 25 anos como fadista ela esta em preparação de um novo CD que vai agradar todos os amadores de fado. Jordelina Benfeito já se distinguiu em vários lugares e há duas semana ela esteve em Otava e todos ficaram encantados pela sua força no palco.

00

 

 

 

Três fadinhos destacaram-se nesta noite mágica: Valeu a pena, onde todos ficaram impressiona-dos pela sua digressão, Lá-grima e fado muito triste, e para dar um toque de alegria, Uma Casa Portuguesa onde todos estavam a cantar. A surpresa da noite foi o Padre André Desroches que cantou o Fado Coimbra. Fiquei admirado pela sua paixão, força e dedicação que ele teve durante este fado, que não é fácil de cantar. Em resumo, num ambiente agradável, um espectáculo de classe, com uma ementa e um serviço impecável todos ficaram muito contentes e recomendo ao restaurante Estrela do Oceano para manter esta tradição.

00

Foto da semana
Blog da comunidade
Chat A Voz
Efemérides
Programas gratuitos

Fundo de ecran
Postais
Jogos
00
bar
remax-ad
A Voz de Portugal é o mais antigo semanário de língua portuguesa no Canadá
Fundado no dia 25 de Abril de 1961, em Montreal, Quebeque, Canadá.
4231-B Boul. St-Laurent, Montreal (Quebeque) Canadá H2W 1Z4
Tel.: (514) 284-1813 - Fax: (514) 284-6150