Top
Agenda comunitaria Artistas comunitarios livro comercial
bar
1a pagina
versao pdf do jornal
revista de imprensa
aqui canadá
comunidade
foto reportagens
Technologia
Lingua de preferência
Comentários
Informações
Publicidade
Contactos
loto



Titulo

A feira dos bilionários
Augusto Machado

SA1. Na Rússia há mesmo quem não saiba o que fazer a tanto dinheiro. E isto não é apenas uma frase para
começar este texto, prova disso é a feira dos milionários, que se realizou à duas semanas em Moscovo, onde
se venderam exclusivamente artigos de luxo. Um Mercedes incrustado de diamantes, uma ilha paradisíaca
– leram bem, uma ilha paradisíaca!, fosseis de mamutes siberianos ou um telemóvel de ouro e diamantes.
São apenas alguns dos artigos à venda nesta feira para russos milionários e bilionários. Esta é a nova Rússia. Uma classe de verdadeira ascensão nas terras de Vladimir Putin,- que já ascendem a cerca de 100 mil – onde quem tem olho para agradar a estes milionários torna-se rei.

Mas como tudo o que é demais enjoa, o ‘problema’ do excesso de dinheiro está a fazer com que muitos milionários russos paguem para viver como pobres. Enjoaram-se de viver como ricos e agora querem viver como pedintes! E uma das novas modas entre estes magnatas é pagar cerca de oito mil euros para passar uma noite em Moscovo, Roma ou Paris, notem bem, disfarçados de vagabundos, mendigos, motoristas de taxis ou mesmo embrulhados em trapos e dormir ao relento às portas dos edifícios ou nos bancos do jardim público.

Cansados de tanto luxo e cheios de tanto prazer, os milionários querem experimentar sensações mais fortes e viver no outro extremo: a miséria humana. Ora, aqui temos um exemplo deste mundo tão egoisticamente desigual: enquanto a maioria sofre porque vive na penúria, outros sofrem por terem de tudo em excesso e viverem luxuosamente bem ignorando os que nada têm. O mundo que morre de fome e que não tem um tecto para se agasalhar pasmase com as loucuras dos bilionários russos. Imagine-se se o leninismo ressuscitasse - está-se mesmo a ver – todos estes novos ricaços iriam desterrados para a Sibéria.

2. Lisboa. O fantasma do caos financeiro. A Câmara Municipal de Lisboa vive há mais de uma década na companhia de um espectro. A começar por ex-presidentes como João Soares, Pedro Santana Lopes e Carmona Rodrigues, responsáveis por toda esta derrocada das contas municipais. Alguém ainda se lembra de Jean Drapeau? Ao menos esse deixou obra feita; o Métro de Montreal, a Expo ’67 e muito mais. O actual presidente da Câmara, António Costa, eleito há quatro meses, tem como prioridade o saneamento das finanças da autarquia e para tal precisa de contrair um empréstimo junto da banca. Mas a oposição não está de acordo e como não tem a maioria na Assembleia Municipal a opção de António Costa é; eleições antecipadas. E acrescenta: “Ninguém pode governar a maior autarquia do país sem dinheiro para pagar as despesas”.

3. Fátima Felgueiras. A Câmara de Felgueiras, ou seja, os contribuintes portugueses, já pagaram mais de 400 mil euros a Fátima Felgueiras(FF)para fazer face às despesas judiciais nos vários processos-crime em que é arguida. As autorizações para estes subsídios foram dadas pela própria autarca – FF, que está a ser julgada pela prática de mais de 23 crimes no caso ‘saco azul’, aguardando o início de um segundo julgamento no caso do clube de futebol local.
Pesquisa personalizada

00


Foto da semana
Blog da comunidade
Chat A Voz
Efemérides
Programas gratuitos

Fundo de ecran
Postais
Jogos
00
bar
remax-ad
A Voz de Portugal é o mais antigo semanário de língua portuguesa no Canadá
Fundado no dia 25 de Abril de 1961, em Montreal, Quebeque, Canadá.
4231-B Boul. St-Laurent, Montreal (Quebeque) Canadá H2W 1Z4
Tel.: (514) 284-1813 - Fax: (514) 284-6150