Primeiro ensaio do Rancho Folclórico Praias de Portugal no Parque Jarry

Ninguém imaginava o que ía acontecer em março de 2020. No dia 11 de março fui informado sobre o que estava para acontecer nos próximos dias mas não acreditava nisto porque tudo estava bastante positivo. A economia estava bem forte, a restauração estava cada vez melhor e bem cheios por todos os lados. O jornal A Voz de Portugal estava no bom caminho para ter um bom ano económico e a Páscoa estava perto para nos ajudar a enfrentar o verão.
Ninguém imaginava o que ia acontecer.
No dia 13 de março a província do Quebeque anunciou o estado de emergência sanitário. Mas havia a posibilidade de continuar agrupamentos de 100 pessoas. 21 de março a cidade de Montreal e toda a província do Quebeque fechou.
Desde deste dia o mundo mudou,…
O jornal A Voz de Portugal continuou a informar de todas as maneiras possíveis, por Facebook, Instagram e todos os meios possíveis para informar a comunidade. Tivemos uma grande ajuda de 4 jornais em Portugal que começaram a enviar os seus respetivos jornais a todos os dias, e a Lusa nos informou de tentar informar o mais possível sobre o que estava a acontecer.
Diariamente informando a comunidade no Facebook com artigos variados com Marie Moreira e Francisca Reis que trabalharam muito forte. Em junho iniciou-se o desconfinamento no Quebeque. Podia-se ver mais pessoas mas muitos têm medo porque esta doença está entre-nós e não há cura. O jornal não pode parar e devemos continuar a informar e precisamos de todos para continuar em grande a informar a nossa comunidade.
Domingo, 5 de julho de 2020, um dia caloroso de verão, tive presente no primeiro ensaio do Rancho Folclórico, Praias de Portugal do Clube Portugal em Montreal.
Sempre adorei e admirei estes dançarinos, já que eu não posso fazer,… adoro ver uma das mais lindas tradições portuguesas em Montreal e é este Rancho Folclórico. Já lá vão 37 anos que estão a nos deliciar com estas lindas danças folclóricas. O Rancho e o Clube Portugal eram para festejar os seus respetivos aniversário no dia 28 de março mas, por causa do confinamento da COVID-19 não fizeram.
É difícil imaginar os dançarinos com máscaras mas é importante de notar que eles estão a trabalhar muito forte e estão a dançar muitíssimo bem e neste ensaio havia vários músicos que estavam presentes nesta prática onde o público através do parque Jarry estavam todos encantados.
Podemos ver que os nossos jovens adoram o folclore tradicional e gostem da confraternização que traz estes ensaio.
Há alguns tempos admiro o “chefe” deste rancho, um jovem da nossa comunidade que adora o folclore e tem uma paixão incrível para a nossa cultura portuguesa. Parabéns Tiago Gonçalves por eu estar presente neste primeiro ensaio e pela sua amabilidade. Viva os Praias de Portugal.

Texto de Sylvio Martins